terça-feira , 7 maio 2024
Últimas Notícias

Trabalho conjunto fortalece limpeza urbana em Vista Alegre

Além da atenção dada ao meio rural, a Administração municipal de Vista Alegre vem trabalhando desde o começo da atual gestão no embelezamento e na manutenção da área urbana.

O secretário adjunto de Obras, Viação e Serviços Urbanos, Jean Stanga, destacou, em balanço, que o setor diariamente efetua a limpeza das vias públicas e já renovou a pintura de 90% da sinalização de trânsito horizontal, composta por faixas de pedestre, meios-fios e canteiros, por exemplo.

Stanga ainda lembrou que, no fim de 2021, ruas e acessos principais ao município ganharam um colorido diferenciado com o plantio de flores, além de lixeiras novas e a decoração de Natal. Como parte das ações de ornamentação de espaços públicos, itens decorativos de Páscoa estão sendo colocados no centro administrativo desde o começo desta semana.

Para quem está aproveitando os últimos dias até a chegada do frio para fazer faxinas em casa ou mudar o jardim – colaborando, assim, para a conservação da cidade –, o recolhimento de entulhos e restos de podas é realizado todas as sextas-feiras.

Combate à dengue

É importante destacar que a região vivencia um momento de alta nos casos de dengue devido às chuvas intercaladas com o calor. Embora não haja nenhuma confirmação da doença em Vista Alegre, a Secretaria da Saúde reforça que precisa que a comunidade colabore com a prevenção mantendo terrenos e residências livres de locais que possam acumular água, condição favorável para a reprodução do mosquito transmissor. Piscinas, calhas, lajes, tonéis, caixas d’água e pratinhos de vasos de planta necessitam de cuidados frequentes para evitar que virem criadouros do Aedes aegypti.

O setor de combate a endemias de Vista Alegre percorre tanto a área urbana quanto a rural na luta contra a doença, repassando orientações a moradores e averiguando propriedades. “Nosso problema é a água parada. No interior, onde vistoriamos estrumeiras, por exemplo, a preocupação é com as que não estão sendo usadas devido ao acúmulo de água limpa. Pedimos que os proprietários auxiliem e façam a limpeza adequada de todos os locais que possam virar criadouros do mosquito”, explicou Andreia.

Sintomas e onde buscar ajuda

Conforme o Ministério da Saúde, entre os sintomas de dengue estão febre alta, mal-estar, falta de apetite, manchas vermelhas na pele e dores de cabeça, atrás dos olhos, pelo corpo e nas articulações. Em caso de urgência, a secretária da Saúde, Carla Dall’Asta, enfatiza que a Unidade Básica de Saúde Sadi Ottobelli é a referência para os atendimentos primários no município, funcionando das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top