quinta-feira , 2 maio 2024
Últimas Notícias

Suínos em situação de maus tratos são retirados de propriedade

Cerca de 250 suínos foram retirados de uma propriedade particular na linha Ortolan, interior de Tenente Portela, na manhã dessa segunda-feira, 7. A ação foi acompanhada pelo promotor de Justiça Guilherme Rosa Lopes.

No local, funcionava uma granja de matriz de porcos, em parceria com a Cooperativa Agropecuária e Industrial – Cotrijuí. As porcas, que serviriam de matriz de procriação de suínos, estariam morrendo de fome e sofrendo maus tratos. A situação dos animais foi causada por desacordo comercial entre o locatário do terreno e a cooperativa. O proprietário, inclusive, busca na Justiça a reintegração de posse do local, já que o locatário estaria descumprido os termos do contrato.

De acordo com laudo técnico emitido pela Inspetoria de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, os animais foram encontrados em estado de desnutrição e caquexia (fraqueza e perda de peso) por falta de alimentação, além de condições higiênicas e sanitárias em desacordo com a legislação estadual, “acarretando prejuízos ao bem-estar animal e aumento significativo da mortalidade”, consta no documento.

Após intervenção do Ministério Público, por meio da Promotoria de Tenente Portela e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, os animais foram retirados do local pela Cotrijuí e levados para uma propriedade no município de Vista Gaúcha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top