quarta-feira , 8 maio 2024
Últimas Notícias

RGE indica um novembro marcado por temporais

O monitoramento climático da Rio Grande Energia, (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, indica que novembro será um mês marcado por temporais e grandes volumes de chuva. Conforme o estudo encomendado pelo Centro de Operações Integrado (COI) da concessionária, pelo menos quatro períodos de chuvas, acompanhadas de vento forte e da incidência elevada de descargas atmosféricas, devem atingir o Rio Grande do Sul nos próximos 30 dias.

Seguindo a tendência já registrada em outubro, a temperatura da superfície no Oceano Pacífico está mais fria do que a normal, o que reforça a expectativa para a formação do fenômeno La Niña. Já com a temperatura entre a costa da Argentina, do Uruguai, do Sudeste do Brasil perto da normal e um pouco mais elevada no restante da costa brasileira, não há bloqueios atmosféricos para as frentes frias que avançam pelo país, atingindo, inclusive a região de São Paulo.

Conforme o estudo do COI, a chuva retorna amanhã para o Estado com um sistema de baixa pressão que dá origem a uma nova frente fria. Já há risco de temporais na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e no Centro do Estado. Durante a tarde a frente fria avança e deve atingir todo o território gaúcho com ventos de até 80 km/h. Nesta quarta-feira, 2, a instabilidade se intensifica e novos temporais estão previstos.

O segundo período chuvoso do mês deve ocorrer entre os dias 9 e 11 de novembro. O cenário mais crítico deverá se configurar entre os dias 16 e 20, quando há previsão de chuva forte com incidência de raios em todo o Estado. Já o quarto período de mau tempo, segundo o acompanhamento climático da RGE, deve ocorrer nos dias 25, 26 e 27 de novembro, o ingresso de uma massa de ar fria que trará chuva em toda área de concessão da distribuidora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top