quinta-feira , 16 maio 2024
Últimas Notícias

Região terá 36 turmas a menos na rede estadual

Muitas turmas e poucos alunos. Essa é uma das principais justificativas apresentadas pelo Estado para a redução de turmas nas escolas da rede estadual de ensino. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) adotou para 2017 como critério de reorganização a regra de que as turmas tenham no mínimo 16 estudantes. Com isso, a região de abrangência da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (20ª CRE) terá 1.282 turmas, 36 a menos que em 2016.

O processo de reorganização das turmas da rede estadual iniciou no ano passado. As 2,5 mil escolas da Rede Estadual possuíam 41,5 mil turmas. Para este ano, o trabalho ainda está em curso e, até o momento, resultou na aglutinação de cerca de 600 turmas.

De acordo com a coordenadora regional, Ana Jossade Felix Vieira, nenhuma escola da região será fechada. “Neste primeiro momento, o que aconteceu foi um processo de enturmação multisseriada que poderá mudar com as ações de alguns municípios no que se refere a fechamento de escolas e transferência dos alunos. Sobre o funcionamento das escolas em um único turno ainda não definimos nada, isso deverá ser avaliado a partir de março”, explicou a professora.

Em nota, a Seduc garante que não haverá superlotação, porque a mudança respeita as regras do Conselho Estadual da Educação. No primeiro ano do ensino fundamental, o número máximo de alunos por turma é 25 estudantes. Do segundo ao quarto ano, 30, e do quinto ao nono, até 35. No ensino médio, a lotação máxima por sala é de 50 estudantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top