domingo , 5 maio 2024
Últimas Notícias

RBSTV testa sinal digital em Frederico Westphalen

Se você tem acesso à programação na TV por assinatura “high definition” (do inglês alta definição), conhecido como HD, já deve ter percebido as mudanças na qualidade da imagem transmitida por esse sistema. O brilho, o contraste e as cores neste formato são infinitamente melhores do que aqueles entregues pela tecnologia analógica. Não há meio termo: ou ela vem perfeita, ou não vem!

À medida que os canais de televisão vão migrando para a TV digital, aos poucos, avança também o número de municípios que pode usufruir desta inovação. A TV digital aberta tem ainda uma série de benefícios, como a possibilidade de verificar a grade de programação dos canais, a sinopse dos programas e o fato de poder ser assistida em plataformas móveis como tablets e smartphones.

Em Frederico Westphalen, a Rede Globo, através de sua repetidora, a RBSTV, é a primeira a investir nesta mudança. De acordo com o setor de marketing da empresa, a emissora está desenvolvendo e implementando projetos de acordo com o cronograma estabelecido pelo governo federal. No município, por exemplo, foi definido que o desligamento do sinal analógico deve ocorrer obrigatoriamente até 2023, quando acaba o prazo para a migração do sistema de todos os canais com antenas repetidoras aqui na região. Mas como tudo está instalado, a previsão é que o HD comece a funcionar até o ano que vem.

Sistema em teste

Equipamentos para conduzir o sinal de Passo Fundo até o município já foram alocados em antenas repetidoras e a RBSTV já está com diversos testes sendo realizados neste projeto em Frederico Westphalen. O processo digital, conforme a empresa, vem para melhorar a experiência de todos ao assistir TV e os principais ganhos estão nas características da imagem e do som. Com o sinal digital em HD, a qualidade de vídeo e áudio é garantida, pois diferentemente do sinal analógico, não ocorrem interferências. As pessoas não terão mais chuviscos, fantasmas e ruídos ao assistirem seus programas.

Para ter acesso, o telespectador precisará seguir três passos básicos:

1) Verificar se a cidade já tem sinal digital no link: redeglobo.globo.com/tv-digital/cobertura.html.

2) Identificar o tipo de televisão que possui: TV analógica não possui conversor digital embutido. Estão incluídos os aparelhos de tubo e tela plana fabricados antes de 2012. Já a TV Digital possui conversor digital embutido. Estes televisores de tela plana (LCD, Plasma e Led) foram fabricados após 2012.

3) Realizar a Instalação: Para televisor analógico, é preciso instalar antena externa UHF num conversor e depois conectá-lo na TV. Para a TV digital, é necessário ligar a antena externa ou interna UHF diretamente no televisor.

Através de campanhas, as emissoras que migrarem para o sistema digital devem comunicar os telespectadores da disponibilidade do novo formato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top