segunda-feira , 6 maio 2024
Últimas Notícias

Ilan Goldfajn é indicado para presidente do Banco Central

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou nesta terça-feira a equipe econômica que irá atuar no governo do presidente interino Michel Temer. Ilan Goldfajn foi indicado para a presidência do Banco Central.  Antes de assumir o cargo, ele terá que ser sabatinado e ter o nome aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Goldfajn tem experiência no setor público: exerceu o cargo de diretor de Política Econômica do BC, entre 2000 e 2003, na gestão de Armínio Fraga. No histórico profissional também está a diretoria do Centro de Debates de Políticas Públicas. Foi também diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa em Economia da Casa das Garças, entre 2006 e 2009, sócio-fundador da Ciano Consultoria (2008 e 2009), sócio-fundador e gestor da Ciano Investimentos (2007-2008) e sócio da Gávea Investimentos (2003-2006), onde foi responsável pelas áreas de pesquisas macroeconômicas e análise de risco.
Secretaria da Previdência
Marcelo Caetano será responsável pela Secretaria da Previdência e Mansueto Almeida foi indicado como secretário de Acompanhamento Econômico. Durante a entrevista coletiva, Meirelles anunciou Carlos Hamilton como novo secretário de Política Econômica da Fazenda. O ministro elogiou os novos nomes da equipe econômica e citou as qualificações de cada um. “O Caetano é um membro respeitado dessa área. É um economista do Ipea e graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro”, explicou.
Meirelles destacou que Mansueto irá trabalhar com base de dados para avaliação dos diversos componentes dos gastos públicos. Além disso, o ministro afirmou que a ideia é ser eficiente. “Vamos nos mover devagar, mas com eficácia”, garantiu.
Mansueto é formado em Economia pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Cursou Doutorado em Políticas Públicas no MIT, Cambridge, nos Estados Unidos, mas não defendeu a tese. É funcionário licenciado do Banco Central.
O ministro da Fazenda confirmou que decidiu antecipar o anúncio dos nomes para que a divulgação fosse feita antes da abertura do mercado financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top