A votação da Consulta Popular 2016/2017 ocorre nos dias 5, 6 e 7 deste mês e envolverá milhares de pessoas dos Coredes Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea, que devem escolher os programas prioritários para a região. Neste ano, as cédulas de votação terão 10 programas onde o votante deve escolher apenas um. A votação acontece exclusivamente por meio digital. Confira mais detalhes sobre como votar.
1 – On-line: nos dias 5, 6 e 7 de julho de 2016
Através do site www.consultapopular.rs.gov.br
– informar o título de eleitor.
– escolher uma opção e votar.
Desta forma a população pode realizar o voto e participar do processo sem precisar sair de suas casas, tornando mais prática a participação de todos, necessitando apenas de um computador com acesso a internet.
2 – Aplicativos (off-line): nos dias 5 e 6 de julho de 2016
O voto off-line será feito a partir de urnas (tablets e smartphones) previamente cadastrados junto a Seplan.
– Informe-se com a prefeitura de seu município ou com o Corede Central e veja o local mais próximo para a realização do seu voto.
– Para votar em urna é necessário título de eleitor e documento com foto.
– No local de votação terá uma lista onde o cidadão será identificado com nome, título e assinatura. O preenchimento da lista de votantes é fundamental para a validação dos votos
3 – Voto por mensagem de texto SMS
Qualquer cidadão poderá votar de seu aparelho de celular mandando mensagem para o número 28908 com os seguintes dados:
– palavra chave: rsvoto (pode ser maiúsculo ou minúsculo)
– número do título de eleitor
– nº do programa escolhido
– entre uma informação e outra, usar o separador #
Exemplo: Palavra chave #número do título#opção de voto
Rsvoto#99999999#5
– um aparelho pode servir para captar vários votos, servirá como uma urna móvel, neste caso é necessário o acompanhamento desta urna de uma lista de presenças, no mesmo modelo do aplicativo, identificando o cidadão com nome, título e assinatura.
– as listas de presença devem ser encaminhadas ao Corede que as encaminhará a Seplan.
– qualquer tipo de aparelho serve para esta modalidade, não há necessidade de configuração mínima.
Em caso de duvidas entrem em contato com a prefeitura do seu município ou com o Corede Central (3220-8887 ou 9118-0474).