quinta-feira , 16 agosto 2018
Últimas Notícias

Rede municipal e estadual de ensino iniciam formações do PNAIC

No dia 4 de abril iniciaram as formações do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa PNAIC – 2017/2018 no município de Taquaruçu do Sul.

Este ano as ações do PNAIC estão voltadas a apoiar os professores, diretores e coordenadores pedagógicos, a planejarem suas ações e adotarem estratégias didático-pedagógicas que permitam aos estudantes da pré-escola e do ensino fundamental alcançarem os objetivos de aprendizagem estabelecidos para cada etapa e para o ciclo de alfabetização.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

A partir de 2017, analisando a experiência adquirida, algumas inovações foram implementadas. O PNAIC passa a compor uma política educacional sistêmica que parte de uma perspectiva ampliada de alfabetização, trabalhando a Alfabetização na Idade Certa, a melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, bem como a inclusão da Educação Infantil.

A principal inovação no programa em 2017 refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e da atuação dos formadores, articulada a um modelo de fortalecimento da capacidade institucional local, reforçando a importância de ter, na estrutura de formação e gestão, atores locais altamente comprometidos com os processos formativos e de monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica.

Participam dessas formações as professoras e coordenadora pedagógica do 1º ao 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Balestrin e da Escola Estadual de Educação Básico José Zanatta, assim como as professoras e a coordenadora pedagógica da educação infantil da Escola Municipal Educação Infantil Pedacinho do Céu da pré-escola.

As formações ofertadas terão um total de 100 horas, sendo 60 horas presenciais e 40 à distância. Cada eixo é orientado por uma formadora local. O eixo do ensino fundamental é orientado pela professora Sandra Regina Chiele Sponchiado e o eixo da pré-escola pela professora Gilgia Perini Gambin. As mesmas participam também de formações ofertadas pela UFRGS e ao retornarem multiplicam os saberes através de um planejamento pedagógico.

pna 7 pna 6 pna 5 pna 4 pna 3 pna 2 pna 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top