quinta-feira , 2 julho 2020
Últimas Notícias

Educação promove formação continuada aos profissionais em parceria com Sicredi

Entre os dias 19 e 26 de maio de 2020, os funcionários de toda a rede de ensino de Taquaruçu do Sul além de professores da Escola Estadual José Zanatta, e as monitoras Visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), participaram de formação do programa União Faz a Vida, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Sicredi Alto Uruguai. Devido à situação de emergência por conta da pandemia, a edição 2020 foi adaptada para o formato online, através do Google Meet. O evento foi ministrado pela professora Jéssica de Marco, que abordou temas relacionados à formação continuada docente trazendo As brincadeiras dirigidas e cantigas de roda – tema de 19 de maio – e a Contação de histórias: recursos pedagógicos na prática – assunto que encerrou a formação em 26 de maio.

A secretária de Educação, Arminda Almeida da Roda, destaca que “a condução da educação na fase infantil e séries iniciais é um importante aspecto no desenvolvimento intelectual e cognitivo da criança. Aprender a conviver e reconhecer-se em sociedade faz parte da formação também nessa fase. Por tudo isso, passa ser bem desafiador para os profissionais da educação, principalmente nesse nível, e sendo assim, mesmo em tempo de Pandemia, em que as escolas estão fechadas, com a proibição das atividades presenciais, a formação pedagógica ganha ênfase, para que também, no retorno das crianças à escola, encontrem um ambiente capaz de acolhê-los e dar sequencia ao processo de ensino aprendizagem também pelas brincadeiras”.

As plataformas online estão sendo utilizadas pelos profissionais da educação, indo ao encontro da Competência cinco da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece o uso das tecnologias digitais para a melhoria da qualidade do ensino. Alicerçado nas competências da BNCC, as formações pedagógicas tem o propósito de contribuir para a construção de uma sociedade mais ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável, solidária, respeitando a diversidade e dos direitos humanos, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

Texto: Diego Macagnan

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top