No dia 3 de abril, no município de Pinhal, foi promovida uma capacitação sobre o programa SIMEC – Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação que é um portal operacional e de gestão do MEC, que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação. É no Simec que os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas em suas cidades.
Na oportunidade foi possível obter conhecimentos sobre o funcionamento do programa e do Plano de Ações Articuladas na Educação, os quais servem para que o município possa captar recursos junto ao Fundo
Estiveram presentes as servidoras Arminda da Rosa e Karine Zanatta e a Secretária de Educação e Cultura, Alda da Rosa Martins.
A capacitação foi ministrada por Rogério Pereira, servidor público federal do MEC que esclareceu todas as dúvidas relativas ao programa, enfatizando a importância para os municípios de manterem sempre todas as informações atualizadas e realizar efetivamente o acompanhamento das ações através do SIMEC.