terça-feira , 19 setembro 2017
Últimas Notícias

Sobre

Histórico Rádio Comunitária Taquaruçu FM.

 

Cogitando a idéia de se ter um veiculo de comunicação ( rádio comunitária) no ano de 2003 lideranças do município se uniram para desenvolver esta idéia. Naquele período o ministério das comunicações presidido na época pelo Ministro Elio da Costa ( governo Lula) liberava outorgas e licenças para as comunidades que tivesse o objetivo de implantar uma rádio comunitária em suas cidades. Este movimento em Taquaruçu do Sul teve a participação do secretário da administração da época Mauro Sponchiado.

Depois de várias tentativas e esforços de lideranças esta idéia começava sair do papel. De inicio foi regido um estatuto social para funcionamento da mesma e também de uma diretoria para tocar adiante este projeto. Para iniciar a operação em caráter emergencial E EXPERIMENTAL a prefeitura cedeu o prédio de propriedade do município onde funcionava a delegacia de Policia. No dia 24 de janeiro de 2004 ia ao ar pela primeira vez oficial o funcionamento oficial e seu primeiro presidente foi o ex-prefeito Mauro Olinto Sponchiado. Para dar estrutura a este veiculo de comunicação foi feita uma campanha para arrecadar fundos para iniciar este trabalho. Foi realizada uma campanha para associados com colaboração livre onde permitiu em primeiro  momento a estrutura relativa para inicio do funcionamento. Também decorridos alguns dias foi realizada uma visita as empresas do município para se buscar apoio cultural, sendo bem aceita pelo comércio.Com o passar do tempo a rádio caiu no gosto e hábito da programação ( esporte, música, jornalismo, variedades e lazer).

Foram os primeiros comunicadores (colaboradores): Osvaldo Toledo (diretor de Programação), Genésio Sponchiado, Roselene Marion, Eloi André Argenta, Daniel Candatem, Fabio Perreira – quadro ou equipe de trabalho que foi aumentando durante o transcorrer do tempo.

A rádio funciona 16 horas por dia, das 06 da manhã até as 22 horas, com uma rica e variada programação. No dia 05 de abril de 2004 ia ao ar em caráter experimental Programas como: Jornal do Meio dia que esta chegando a duas mil edições, Esporte Livre as 11:30, informativos ( prefeitura, câmara de vereadores, sicredi, igreja entre outros).

A rádio iniciou operações num prédio do município (antiga Delegacia de Policia), NÃO PAGANDO ALUGUEL, ÁGUA, LUZ E INTERNET. Ao longo desse anos a Rádio realizou vários eventos de grande participação POPULAR, criando lazer a população e fazendo com que muitos municípios conhecessem Taquaruçu do Sul. Além de Mauro Sponchiado a rádio teve como presidentes Alfredo Blanco Alves (seis anos) Celço Lunardi, e atualmente o cargo é ocupado por Paulo Dênis Menegatti . Hoje a população aprova e referenda a emissora como um veículo de comunicação imprescindível e obrigatório para cidade, para divulgação de fatos, notícias a acontecimentos em tempo real, enfim contando a historia e o dia a dia da cidade e região.

Atualmente a emissora conta com uma grade de programação diversificada consegue prestar um  grande serviço a população. Ao decorrer de oito anos a Radio Taquaruçu Fm se consolida  além da programação, com uma solidez financeira e uma boa estrutura. No dia 06 de março de 2011 a Rádio se transferiu de suas antigas dependências para sede própria, na Rua Peru, antigas instalações do CRAS (centro de referência de assistência social ). A emissora possui outorga do ministério das comunicações para operar por 20 anos, como manda a lei.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top