quinta-feira , 9 abril 2020
Últimas Notícias

Secretaria de Saúde esclarece informações sobre suspeita de coronavírus no município

Em entrevista na manhã desta quarta-feira, 18, na Rádio Taquaruçu FM,  Secretário Municipal de Saúde de Taquaruçu do Sul, Ivan Marcos Albarelo, esclareceu as informações sobre um caso  suspeito de Covid-19 (Coronavírus), em Taquaruçu do Sul.  Trata-se de uma jovem estudante da UFSM que teria tido contato com uma pessoa que esteve na Alemanha e apresentou alguns sintomas da doença. Ela está em isolamento domiciliar, com quadro clínico estável, sem gravidade. Amostras de sangue da jovem já foram coletadas e encaminhadas para o laboratório responsável  e o resultado sairá em 72h.

Na oportunidade também estiveram presentes o médico da unidade básica de saúde do município, Oséias Barbosa, e a enfermeira da ESF Giseli Gambim, que deram orientações importantes a população em relação aos cuidados que devem ser tomados para conter a disseminação do vírus.

Com relação as medias a serem tomadas para conter o o avanço do Coronavírus no município e na região, Albarello destacou que foi constituído um comitê que atenderá casos específicos. Segundo ele a população é aconselhada a procurar o Hospital São Roque somente em situações de urgência. Caso alguém apresente os sintomas da doença, deve permanecer em casa e informar o Hospital São Roque, através do telefone  (55) 3739.1035. Além destas, outras medidas serão tomadas no município para evitar a propagação do vírus:

1. Os agentes do Primeira Infância Melhor (Pim) estão dispensados do trabalho presencial por 15 dias, podendo seguir sua rotina produtiva à distância;
2. As agentes comunitárias de saúde estão dispensadas neste período, porém, estarão à disposição da Secretaria caso a mesma necessite;
3. Gestantes de todas as secretarias estão dispensadas por 15 dias;
4. Consultas médicas e viagens para outros municípios serão revistas;
5. Haverá expediente interno para evitar que o munícipe se desloque até a prefeitura.

Albarello salientou ainda que as medidas são drásticas, mas precisam ser tomadas para o bem de toda a comunidade.

Campanha de vacinação contra a gripe

Durante a entrevista a enfermeira da ESF Giseli Gambim falou sobre a antecipação da campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza). A decisão de antecipar a campanha se deve também à pandemia do pandemia do coronavírus. A imunização, que costuma ser feita em abril, vai começar em 23 de março e termina no dia 22 do mês seguinte.  Na primeira fase da campanha, de 23 de março a 15 de abril serão imunizadas pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Na segunda fase será a vez de professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Na terceira fase, a partir de 09 de maio serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e adultos de 55 a 59 anos de idade. As vacinas serão aplicadas na capela do Hospital São Roque.

 

Fonte: Comunicação/Prefeitura Municipal de Taquaruçu do Sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top