domingo , 26 maio 2019
Últimas Notícias

Conselho agropecuário realiza reunião

No dia 24 de agosto, quarta-feira, estiveram reunidos nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, a equipe da administração Municipal, representantes do Legislativo, Emater/RS-ASCAR, Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário-COMDAP, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e representantes das comunidades do interior. A pauta da reunião tratou dos seguintes assuntos: Eleição/Renovação da nova diretoria do COMDAP; apresentação de projetos pela administração municipal; aprovação dos nomes de beneficiários do programa Municipal de Suinocultura e Avicultura e Programa de Educação Rural; e apresentação da proposta de Elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural.

A nova diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário ficou representada, como Presidente: Carlos José da Silveira, Vice-Presidente: Isidoro Casaril, Secretária: Arminda Almeida da Rosa, Suplente: Regis Pessotto. Os representantes foram escolhidos através de votação e escolha entre os presentes. Vale ressaltar que foram enviados convites e solicitações de indicações de lideranças de todas as comunidades do interior do município, com objetivo de representatividade por titular e suplente. A função do COMDAP, definida na lei Orgânica do município, como sendo o “órgão governamental, que tem por finalidade auxiliar a administração na orientação, planejamento, interpretação e julgamento de matéria relacionada ao desenvolvimento da agropecuária do Município”.

Quanto aos programas municipais, o Secretário de Agricultura Tiago Turchetto Pessotto apresentou o Programa Municipal de Suinocultura e Avicultura, bem como a lista de beneficiários, sendo aprovado pelo Conselho. Foi aprovado também o nome do jovem agricultor Tiago Stival como beneficiário do Programa de Educação Rural, para o curso Superior de Tecnologia em Agropecuária com a URI. O programa contempla pagamento de 50% da mensalidade para alunos do município de Taquaruçu do Sul. Quanto ao Programa de Bovinocultura de Leite e Corte, o Secretário de Agricultura Tiago apresentou a proposta de benefícios aos agricultores, sendo que o projeto já foi enviado a Câmara de Vereadores, sendo baixado em comissão pela Vereadora Diana Chiele dos Santos. Os presentes aprovaram a proposta, sendo que aguardam com muita expectativa a aprovação na Câmara, que será realizada no dia 12 de setembro, próxima sessão, para que possam ser iniciado os trabalhos aos agricultores beneficiários.

A Coordenadora de Desenvolvimento Rural Arminda Almeida da Rosa, apresentou a proposta de elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural que constituem instrumentos fundamentais, integrando ações de assistência técnica, pesquisa, treinamento e infraestrutura, de forma descentralizada. Os Planos passaram a ser obrigatórios a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. Na atualidade, o Plano é uma exigência do Ministério da Agricultura para que os Municípios recebam recursos do governo federal. O objetivo do Plano é diagnosticar o meio rural Taquaruçuense e delinear diretrizes de trabalho para o Desenvolvimento Rural do Município. Para a elaboração do Plano, a equipe da Secretaria de Agricultura, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que tomarão frente a elaboração do Plano, necessitará da participação da comunidade do interior para o diagnóstico e levantamento dos pontos fortes e pontos fracos para que as diretrizes possam ser elaboradas e quais soluções para resolver os problemas enfrentados pelos agricultores, além de seus potenciais para investimentos e desenvolvimento do meio rural, bem como diagnosticar e fomentar a sucessão rural no município. A proposta de participação coletiva foi aprovada pelo Conselho, que em breve será divulgado a agenda de participação.

A reunião que teve a participação de vários segmentos da comunidade, contou com a presença do Prefeito Municipal Valmir Luiz Menegat, que enfatizou a importância do Conselho na Gestão Pública Municipal. O Prefeito Valmir convocou a todos para participarem efetivamente da administração, especialmente no que trata de assuntos pertinentes ao desenvolvimento rural do município.

thumbnail_FOTO 4 thumbnail_FOTO 1 thumbnail_FOTO 2 thumbnail_FOTO 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top