quinta-feira , 25 abril 2024
Últimas Notícias

Institutos Federais de Educação reúnem-se na AL RS para unir forças contra a PEC 241

Diretores, professores e alunos de diversas unidades dos Institutos Federais de Educação do estado estiveram hoje no Plenarinho da Assembleia Legislativa para discutir o desmonte da educação pública, em especial os efeitos nas instituições da PEC 241, que limita investimentos, e da MP 746, que reformula o ensino médio.

A reunião contou com cerca de 200 pessoas, com representantes de sindicatos ligados a educação e dos campus da Restinga, Centro de Porto Alegre, Farroupilha, Alvorada, Novo Hamburgo, Feliz, Canoas e Viamão. Foi chamada pelo Presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, Deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), após solicitações de alguns campus para que o poder público acompanhasse a situação das mobilizações. “Neste momento é importante unificar o debate, para englobar todas as instituições e somar forças, dando visibilidade e colocando a pauta na mídia”, pondera o Deputado Nelsinho.

Bernadete de Lourdes Menezes, representante da Assufrgs, Associação dos Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coloca o apoio da instituição lembrando a importância dos IFs para a educação superior. “Quando se corta verbas da educação, se corta a possibilidade de futuro. O projeto dos IFs é justamente dar oportunidade para as comunidades, levando a educação aonde antes não chegava’. E pondera: Apenas 16% da classe trabalhadora tem curso superior. Os IFs são a possibilidade dos jovens poderem estudar e poderem sair do sub emprego”.

Vinícius Mandicaju e Cláudia Maria, alunos do campus Restinga, lembram que as mobilizações estão ocorrendo em todos o país, e que os jovens assim mostram a maturidade de entender o que significa congelar por 20 anos os investimentos em educação.

Como encaminhamento, a Comissão de Segurança e Serviços Públicos se comprometeu em colher as assinaturas dos deputados para a instalação de uma Frente Parlamentar em defesa da educação e de colocar na pauta a solicitação de uma audiência pública estadual para tratar do tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top