quarta-feira , 17 outubro 2018
Últimas Notícias

Funcionários passam mal ao selecionarem lixo em Seberi

Em Seberi, sete funcionários do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Cigres), que recebe lixo de 31 cidades do Norte gaúcho, passaram mal e tiveram que ser encaminhados ao hospital da cidade por intoxicação entre 12h30 e 13h desta quinta-feira, 19 de julho. Segundo informações apuradas junto ao Hospital Pio XII, todos já ganharam alta e estão bem.

O coordenador do Cigres, Antônio Mauro Cadorin, disse que os primeiros a sentirem mal-estar trabalhavam na área de triagem e manusearam o conteúdo recém-descarregado. Em seguida, apesar de todos usarem os equipamentos de proteção individual, os que estavam no local tiveram os mesmos sintomas de intoxicação. Quem bebeu água ficou pior. “Socorremos todos e suspendemos as atividades naquela área, que passou por descontaminação. O resíduo foi diretamente levado ao aterro sanitário”, expôs Cadorin sobre as medidas adotadas.
Apesar de o Cigres voltar ao trabalho normal nesta sexta-feira, 20, a área onde ocorreu o incidente permanece interditada. “O alerta que fica para a sociedade é que ainda não temos educação necessária para trabalhar com a coleta seletiva. Ainda atuamos fortemente em projetos de conscientização, mas, infelizmente, acontece de chegarem materiais que não são recicláveis ou que não deveriam vir ao Cigres, e assim como vidros quebrados e outras coisas, causam incidentes aos funcionários”, alertou Cadorin.
O material causador ainda não foi identificado. Em operação desde 2007, a entidade recebe, em média, 70 toneladas de lixo por dia, vindas dos municípios consorciados. É responsável por fazer a triagem do material e dar um destino aos resíduos, seja a reciclagem, a compostagem ou o aterro. Funcionários relatam que já chegaram às esteiras sacolas de fezes, animais vivos e mortos, agulhas e até seringas, o que chama atenção para a necessidade do efetivo funcionamento da coleta seletiva.

Saiba como separar o seu lixo:

Lixo seco
Plásticos, papeis, metais e vidros (se quebrados, enrole em um papel). Separe: borrachas, isopor, tecidos, couros, eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas.
Lixo orgânico
Restos de alimentos, cascas de frutas e ovos, erva-mate, café, cinzas. Separe: papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes, papeis engraxados, tocos de cigarro, escovas de aço e óleo de cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top