quarta-feira , 24 abril 2024
Últimas Notícias

Brasil vence Alemanha nos pênaltis e conquista o ouro pela primeira vez

Sofrido, chorado, mas o suficiente para exorcizar dois fantasmas: Alemanha e o ouro olímpico. Pela primeira vez na sua história, o Brasil conquistou a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos e quis o destino que o feito tenha sido em cima da seleção alemã. Na noite deste sábado, no Maracanã, depois de empatar em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, a Seleção Brasileira venceu a Alemanha nas penalidades por 5 a 4, com Neymar batendo o pênalti decisivo.

Há quatro anos, o Brasil perdeu a chance de conquistar o ouro, derrotado pelo México na final, em Londres. Desde então, uma enorme humilhação na Copa do Mundo-2014 e seguidas eliminações decretavam a decadência do futebol brasileiro. Neste sábado, a volta por cima: vitória sobre a Alemanha, a responsável pela goleada histórica 7-1, e a conquista da tão sonhada glória olímpica, após as decepções das pratas nos Jogos de Los Angeles-1984, Seul-1988 e Londres-2012 (além das medalhas de bronze de Atlanta-1996 e Pequim-2008).

 E Neymar, que tinha depositadas em seus ombros as pesadas esperanças do ouro de um país inteiro, correspondeu às expectativas. O craque abriu o placar com cobrança de falta espetacular no ângulo, aos 26 minutos de jogo e parecia encaminhar o Brasil à predestinada medalha de ouro em casa.

Mas os alemães tinham outros planos. Aos 13 do segundo tempo, Maximilian Meyer chutou cruzado e rasteiro, sem chances para Weverton. Não houve jeito de escapar de uma tensa prorrogação, na qual o empate persistiu.

Nos pênaltis, a magia do Maracanã entrou em ação e empurrou o Brasil rumo ao ouro. Weverton, goleiro do Atlético Paranaense convocado às pressas pelo técnico Rogério Micale apenas após o corte de Fernando Prass durante a preparação, mostrou que o destino estava do lado da Seleção: ele defendeu a cobrança de Nils Petersen, a quinta da Alemanha.

E para definir o primeiro título olímpico do futebol brasileiro, a última cobrança foi de Neymar, camisa 10, capitão e símbolo da Seleção.  Alvo de muitos elogios, mas também das mais duras críticas, Neymar não fugiu da responsabilidade e chutou com categoria, somando a sexta medalha de ouro do Brasil nos Jogos Rio 2016. A primeira na

história do futebol brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top