quinta-feira , 28 março 2024
Últimas Notícias

Após pequena trégua, chuva volta a preocupar população ribeirinha do Uruguai

Apesar da trégua que a chuva deu para a região Oeste catarinense neste sábado (03), o volume dos rios volta a subir e preocupa população ribeirinha do Rio Uruguai e afluentes. Na tarde da segunda-feira (05), a Usina Foz do Chapecó emitiu novo comunicado informando que a usina está vertendo cerca de 15 mil m3/s, ainda distante dos quase 30 mil m3/s vertidos na grande cheia de 2014.

Confira o comunicado na íntegra:
COMUNICADO

” A chuva deste final de semana voltou a elevar o nível do rio Uruguai e de seus afluentes. Nesta segunda-feira, dia 05 de junho, a Usina está vertendo cerca de 15 mil m3/s. O volume vertido, contudo, está estável, pois a vazão de água que chega ao reservatório da hidrelétrica está diminuindo.
A Usina continuará vertendo água para baixar o volume de seu reservatório e assim se preparar para um novo período chuvoso, previsto para iniciar na quarta-feira, dia 07 de junho. A vazão de água que sai pelas comportas poderá então aumentar no meio da semana, se as previsões de novas chuvas se confirmarem.
A Foz do Chapecó Energia mantém o estado de alerta e a cooperação com as Defesas Civis e as Prefeituras do entorno do empreendimento. A empresa permanece ainda em contato sistemático com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, atendendo a todas as suas orientações. O Operador Nacional gerencia as Usinas existentes ao  longo da bacia do rio Uruguai, sendo um total de oito empreendimentos, para que, dentro do possível, amenizem a intensidade das cheias e, consequentemente, seus impactos para as comunidades.
Lembramos que as atuais vazões estão muito distantes daquelas registradas na grande cheia de 2014, quando a Usina chegou a verter quase 30 mil m3/s, o dobro do volume registrado hoje.
No site da Foz do Chapecó Energia, a população pode acessar os dados hidrológicos da Usina, atualizados de hora em hora, para acompanhar as oscilações no nível de água e se manter informada sobre a situação.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top